terça-feira, 25 de agosto de 2015

VOCÊ PODE TREINAR MESMO SENTINDO DOR



Para quem já ouviu falar overtraining tem a noção básico de que faz sentido não treinar novamente um músculo que ainda está doendo devido a um esforço muscular do treino anterior, isso é básico para se saber.
Mas alguns estudos estão ai para contrariar essa teoria. Afirmar que você pode sim treinar aquele músculo que ainda está doendo e não precisa ficar com um peso na consciência se vai trazer um problema para seu corpo mais pra frente. Isso é o que o estudo está nos dizendo, mas e agora? Temos duas opiniões diferentes. O estudo está certo, mas não será tão simples assim. Vamos conhecer um pouco mais sobre tudo isso.

Sem enrolações: O que os pesquisadores concluíram

As pesquisas apontaram que precisamos dar um descanso de 48 a 72 horas para que o músculo possa se recuperar totalmente só assim você poderá voltar a treinar este mesmo músculo,independente da dor que você esteja sentindo.
Por exemplo, é comum que você faça um treino pesado para as pernas e você sentir dor por quase uma semana. Mas se sua programação de treino pede para você treinar 2 vezes por semana a perna, basta você ter descansado de 2 a 3 dias para poder fazer  este músculo se exercitar novamente. Este tempo é suficiente para a recuperação do músculo, passando este tempo, você pode continuar treinando independente se estiver sentindo dor ou não.
Só para constar, esta dor que nos referimos, é a dor muscular tardia, aquela que é comum e saudável pós-treino, não tem nenhuma relação com a dor causada por lesões.

Um segundo estudo para complementar

Em outro estudo desse tipo realizado no Japão, os pesquisadores novamente treinaram um músculo e geraram a dor muscular tardia nos bíceps, mas desta vez as repetições foram negativas com grandes cargas na rosca direita e fizeram este mesmo exercício dois e quatro dias depois. O que foi constatado é que não houve mudanças que fossem relevantes na força máxima, na amplitude do movimento, dor muscular e no apontamento de danos musculares. Então podemos concluir que não tivemos um maior ou menor dano comparando os dois treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário